Você está em: Notícias»Vereadores de São Lourenço do Oeste aprovam Moção de Apelo pedindo urgência e que seja mantido projeto original da revitalização da SC-305

Os vereadores de São Lourenço do Oeste aprovaram na segunda-feira (6), uma Moção de Apelo, de autoria da Mesa Diretora, e destinada ao Governo de Santa Catarina, no sentido da manutenção do projeto de revitalização da rodovia SC-305, com base em concreto, trecho que liga os municípios de São Lourenço do Oeste e Campo Erê. A iniciativa da elaboração deste documento surgiu após o presidente da Câmara Municipal, Rennã Fedrigo, bem como a vice-presidente, vereadora Marlice Perazoli, participarem da primeira reunião ordinária da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (ACANOR), onde as lideranças da região debateram sobre a obra que teve a sua ordem de serviço – assinada em dezembro de 2022 - cancelada. O investimento seria de R$ 119,4 milhões e contemplaria 28 quilômetros de extensão. O trecho receberia pavimento rígido – concreto –, drenagem, sinalização, serviços de meio ambiente e iluminação. Em dezembro de 2022, o então governador, Carlos Moisés da Silva, havia informado que os recursos para a execução estavam garantidos, inclusive com previsão no orçamento do Estado para o ano 2023. No entanto, em fevereiro deste ano, o atual governo estadual, por meio do Governador Jorginho Mello, cancelou a ordem de serviço da revitalização da rodovia para a “readequação do projeto da obra de restauração da rodovia SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê”. De acordo com o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, o objetivo é que os custos de recuperação, que no projeto original seriam de R$ 4,2 milhões por quilômetro, gire em torno de R$ 1 milhão, que é a média das rodovias federais da região. Segundo as informações, a análise do projeto deve ser finalizada no prazo de 60 dias e, posteriormente, será encaminhada pra o Grupo Gestor do Estado para deliberação. Presidente do Legislativo, Fedrigo explicou que é público e notório os anos de mobilizações da população em torno da necessidade da revitalização desta rodovia. “Depois de tantas lutas, anos de perseverança, tem-se um projeto de qualidade e a altura do povo catarinense desta região, uma vez que estes também merecem e precisam de obras duradouras e que venham de fato pôr fim a tamanha precariedade desta via”, salientou. A Moção de Apelo pede que se mantenha o atual projeto de revitalização com pavimento em concreto da Rodovia SC-305. “Apesar do custo ser maior que o pavimento em asfalto convencional, em seu formado original, a obra trará economia a longo prazo, haja vista não necessitar de manutenção e recuperação periódicas como se veem na maioria das rodovias asfálticas, que além de encarecer, geram contínuos transtornos aos usuários”, finalizou ele, dizendo ainda que os vereadores que fazem parte da Acanor também farão a mesma Moção de Apelo a ser encaminhada ao Governo Estadual.