Você está em: Notícias»Câmara Municipal oferece serviços gratuitos para a comunidade; conheça

Câmara Municipal oferece serviços gratuitos para a comunidade; conheça

O Poder Legislativo de São Lourenço do Oeste segue de recesso parlamentar até o dia 6 de fevereiro de 2023, ou seja, neste período não são realizadas sessões ordinárias, exceto em casos urgente de acionamento por meio de reunião extraordinária. Apesar disso, a Secretaria da Câmara Municipal, por meio dos seus servidores, segue atendendo o público e a demanda normalmente, com expediente das 13h às 19h de segunda a sexta-feira. Conheça mais sobre alguns serviços prestados pela Câmara Municipal: CONHEÇA O LEGISLATIVO: O programa de visitação institucional é parte do programa permanente Conheça o Legislativo, criado pela Resolução 163/2007, que visa aproximar de maneira significativa a população lourenciana da Câmara Municipal. A visitação acontece em horário de expediente com acompanhamento de um servidor do Legislativo. Em caso de grupos de pessoas, é necessário o agendamento prévio. Também pode haver palestra sobre a formação, competências e atribuições dos órgãos legislativos e administrativos da Câmara Municipal; história e composições das legislaturas atuais e anteriores e demais informações pertinentes, repassadas por servidor designado. Os grupos de visitantes deverão estar representados por um monitor, do próprio grupo, que se responsabilizará pelo agendamento e acompanhamento do grupo durante a visita. PARLAMENTO JOVEM: Instituído em 2009, o Programa Parlamento Jovem já está incorporado à sociedade lourenciana. É de grande relevância pois envolve Legislativo, escolas e, principalmente, alunos entre 11 e 14 anos, das esferas municipal, estadual e privada. Com este programa, o Poder colabora, de maneira expressiva, com ações de formação e informação à sociedade lourenciana, voltadas ao processo político/democrático e ao exercício pleno de práticas cidadãs. Com mandato anual, constitui-se em uma estratégia para os trabalhos do Poder Legislativo chegarem à comunidade escolar e ao público. Todas as reivindicações feitas pelos vereadores mirins são transformadas em carta que, aprovada pela Câmara, é encaminhada às autoridades competentes para a resolutividade dos problemas apontados. Logo a atividade legislativa ultrapassa a representatividade de grupos. Nas dependências da Câmara você confere a galeria de vereadores mirins com a foto de todos os jovens que já fizeram parte do programa. PROCURADORIA DA MULHER: A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste foi criada em 2022, por meio da Resolução 207/2022, com o objetivo de proteger os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. A procuradora responsável é a Vereadora Marlice Villani Perazoli, tendo como procuradores adjuntos o Vereador Edson Ferrari e o Vereador Jotha Antunes. Horário de atendimento: quartas e quintas, das 13h às 19h. RESGATE HISTÓRICO: O Poder Legislativo Municipal, por meio da Resolução 164/2007, instituiu o Programa Resgate Histórico. Desde então, a Câmara vem promovendo projetos e ações a fim de oportunizar ao lourenciano o conhecimento de sua história. Criado no ano de 2008, por ocasião do cinquentenário do Município, a série de catálogos Acervo de Memórias constitui um projeto de caráter permanente e está disponível para acesso de qualquer cidadão na sede do Legislativo. Atualmente, o acervo conta com 16 catálogos, iniciando o resgate histórico pelos primórdios da formação do município e prosseguindo pelos períodos de cada legislatura. A série recebe um novo volume ao final de cada mandato. Em 2016, a Câmara iniciou o processo de compilação dos catálogos do Acervo de Memórias para a elaboração do livro "São Lourenço do Oeste em Memórias", tendo como organizadores o secretário executivo Éderson Hermann, a professora universitária Neli Bastezini Kronbauer, e o designer Kalu Moraes Lessa. Além da versão impressa, que pode ser consultada na Câmara, a obra também está disponível em formato digital no site da Câmara Municipal.