Você está em: Notícias»Vereadores de São Lourenço do Oeste conhecem o Projeto Visão na cidade de Pato Branco

Visando a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, os vereadores de São Lourenço do Oeste, Adilio Carubin (PSDB), e José Deon (PP), foram até a cidade de Pato Branco (PR), na sexta-feira (1º) conhecer o Projeto Visão, realizado pela Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto conta com o uso da inteligência artificial para pessoas com deficiência visual. Carubin explicou que conheceu o projeto por meio do também vereador na cidade paranaense, Rafael Celestrin. “Esta iniciativa chamou a minha atenção pois com esse óculos é possível que pessoas com deficiência visual possam ler, reconhecer pessoas e ter uma vida o mais normal possível”. O óculos a que o vereador se refere com um dispositivo que lê instantaneamente textos, telas, ou qualquer outra superfície, comunicando à pessoa o que está em sua frente. Também reconhece rostos, auxilia em compras, entre outras opções. O dispositivo, de tecnologia israelense, é desenvolvido pela OrCam. “O projeto mostra a importância da tecnologia para a saúde, dando autonomia para as pessoas com deficiência visual. Um projeto que vem para melhorar a qualidade e o conforto na vida das pessoas”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, que acompanhou a visita dos vereadores. O vereador Carubin agradeceu especialmente ao Chefe da Divisão de Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Carlos Pontim, pelo intermédio dos contatos com os vereadores lourencianos que colaborou para a realização da visita. Tanto Carubin quanto Deon puderam utilizar o equipamento e fazer o teste. “É uma tecnologia que com certeza vem a somar e auxiliar as pessoas que tem dificuldade em enxergar. Nosso objetivo em fazer essa visita é saber quais são os trâmites para aquisição deste equipamento e claro, se possível, levar para São Lourenço do Oeste”, frisou Deon.