Você está em: Notícias»Priorização da cobertura de telefonia rural é objeto de moção de apelo ao Ministério das Comunicações

O Legislativo de São Lourenço do Oeste aprovou em sessão ordinária na segunda-feira (21) uma moção de apelo ao Ministério das Comunicações (MCom), em prol da priorização da cobertura de telefonia rural na sede do Distrito de São Roque. A proposição é de autoria do vereador Adílio Carubin (PSDB). De acordo com o autor, a moção objetiva que o MCom faça tratativas com as prestadoras de telefonia celular para a expansão da cobertura do sinal nas áreas rurais do Município. A prioridade do atendimento é para a sede do Distrito de São Roque, onde registra aproximadamente mil e quinhentos moradores, contando ainda com duas agências bancárias, cooperativa e posto de combustível. “É do nosso conhecimento que segundo a ANATEL as operadoras móveis são obrigadas a cobrir no mínimo 80% da área urbana do município e ainda não existe a obrigatoriedade de cobertura em zonas rurais, vilas ou estradas. Porém, considerando as atribuições do Ministério — planejar, coordenar, supervisionar e orientar as atividades, os estudos e as propostas para a expansão de investimentos, infraestrutura e serviços na área de telecomunicações —, esperamos um retorno positivo”, considera Carubin. “É importante destacar que tal implantação do serviço leva oportunidades e desenvolvimento para o campo, para as famílias de agricultores de São Lourenço e como na localidade citada, que apresenta bastante desenvolvimento. Assim o agricultor poderá conectar-se com o mundo, tendo acesso às tecnologias disponíveis”, conclui o vereador. Indicação O vereador Adílio Caurbin (PSDB) também direciona indicação ao governo municipal de São Lourenço do Oeste para construção de cobertura no parquinho infantil da Escola Básica Municipal São Francisco. O documento foi apresentado na sessão ordinária da segunda-feira (21) e encaminhado diretamente ao prefeito e ao secretário municipal de Educação. Carubin registra que o parquinho infantil da EBM São Francisco não possui uma cobertura, deixando os alunos e professores desprotegidos das intempéries do tempo. “Em dias de calor e sol muito intenso os alunos sofrem para realizar as atividades, bem como em dias de chuva, onde os mesmos não podem brincar pela falta de uma cobertura adequada”, observa. “É de extrema importância proporcionar a essas crianças um ambiente confortável para que possam brincar e realizar suas atividades sem sofrerem com as ações do tempo”, considera o vereador.