Você está em: Notícias»Programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim terão eleição em abril

Programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim terão eleição em abril

Diretoras das escolas municipais e estadual de São Lourenço do Oeste participaram na tarde desta quinta-feira (10), de uma reunião para debater os próximos passos do pleito eleitoral para o Programa Parlamento Jovem e Executivo Mirim. Instituído em 2009, o Parlamento Jovem tem grande relevância pois envolve Legislativo, escolas e, principalmente, alunos entre 12 e 15 anos, das esferas municipal, estadual e privada. Com este programa, o Poder colabora com ações de formação e informação à sociedade voltadas ao processo político/democrático e ao exercício pleno de práticas cidadãs. Com mandato anual, constitui-se em uma estratégia para os trabalhos do Poder Legislativo chegarem à comunidade escolar e ao público. Todas as reivindicações feitas pelos vereadores mirins são transformadas em carta que, aprovada pela Câmara, é encaminhada às autoridades competentes para a resolutividade dos problemas apontados. Os representantes que compõe o Programa Parlamento Jovem são escolhidos nas escolas, e, dentre eles é escolhida a Mesa Diretora. Na próxima semana, de 15 a 17 de março, será feita a divulgação do Programa nas escolas participantes. As inscrições serão abertas de 21 a 25 de março. Após esse processo os candidatos farão a campanha eleitoral – de 28 de março a 1º de abril. Na semana de 4 a 7 de abril acontecem as eleições, conforme programação que deverá ser organizada por cada escola. No dia 8 de abril acontece a divulgação do resultado e no dia 13 de abril será realizada a cerimônia de diplomação e posse na Câmara de Vereadores. A diretora da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti, Josiane Sette, salientou a importância do Parlamento Jovem na formação dos alunos. “Nós quanto diretores, professores e gestores, notamos grande mudança no comportamento e na visão dos alunos que participam do Programa, é um crescimento em cidadania”. Ederson Hermann, Secretário Executivo da Câmara de Vereadores e um dos coordenadores do Parlamento Jovem, enfatizou o convite para que os alunos com idades aptas a participar do processo eleitoral façam a sua inscrição. “Participem, é uma grande oportunidade de desenvolvimento como cidadão”.