Você está em: Notícias»Reconhecimento: Árbitro com 50 anos de atuação recebe Moção de Congratulação do Poder Legislativo

Os vereadores de São Lourenço do Oeste aprovaram na segunda-feira (12), a Moção de Congratulação de autoria do vereador Mauro Michelon (MDB) a Irani Fioravante Balotin, em reconhecimento a sua história de 50 anos como árbitro no município. Michelon enfatiza que no dia 11 de setembro foi comemorado o dia do árbitro. “Essa figura responsável por interpretar e aplicar as regras do futebol, cujo reconhecimento e importância vem aumentando gradualmente mediante a criação de novos ordenamentos jurídicos, como o Estatuto de Defesa do Torcedor e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva”, comentou. Conheça mais sobre o homenageado Irani Fioravante Balotin nasceu em 15 de fevereiro de 1949, é filho de Alcides e Maria Mesacasa Balotin. Migrou com seus pais para desbravar essa localidade que mais tarde se transformou no município de São Lourenço do Oeste. Suas melhores recordações da infância são as brincadeiras no meio da mata densa, desbravando córregos, subindo em árvores e jogando futebol, uma paixão que o acompanha por toda a vida. Por volta dos 12 anos de idade ingressou na escolinha de futebol do Clube Recreativo Araucária (CRA). Aos 14 anos começou a competir pelo time do CRA, muito famoso na época, como reserva. Aos 15 jogava no time como titular e participava de campeonatos defendendo a equipe. O próprio Clube promovia amistosos e recebia muitos times visitantes, e em 1975 o promoveu o primeiro campeonato municipal de Futebol de Campo do qual participaram 18 equipes. Irani participou do campeonato jogando pelo time União Pálace, consagrando-se campeão. O homenageado jogou por três anos pela Liga Sudoeste do Paraná de Futebol de Campo e pelo time do CRA, representando São Lourenço do Oeste em competições regionais em vários municípios do Oeste Catarinense e Sudoeste do Paraná. Em 1980, em uma dessas competições, jogando pelo time CRA, foi vencedor do campeonato regional, que teve a grande final disputada em Campo Erê. Como a paixão pelo futebol era grande, observou que muitas competições eram prejudicadas pela ausência de árbitros na região, foi então que decidiu estudar arbitragem. Em 1972 adquiriu livros para aprender o ofício e passou a atuar como árbitro em jogos de futebol de salão em São Lourenço e região, para pôr em prática o conhecimento adquirido. Logo depois, ainda na década de 70, fez seu primeiro curso de arbitragem. Em 1982, na cidade de Chapecó, participou de um dos cursos de arbitragem mais marcantes da sua vida, onde aprendeu muitas técnicas. Nesse mesmo ano, passou a atuar como árbitro no futebol de campo, tendo participado ativamente de centenas de campeonatos em São Lourenço e região. O tradicional Campeonato Municipal de Futebol de Campo Amador de São Lourenço do Oeste faz parte da sua trajetória, onde esteve atuando dezenas de vezes e na grande maioria delas, também arbitrando a grande final, geralmente acirrada e cheia de emoção. A história de Irani Balotin no futebol lourenciano se funde com a própria história de desenvolvimento do município, pois deu vida a centenas de campeonatos de futebol, seja de campo ou salão, momentos de alegria, confraternização, socialização e amor ao esporte. Uma de suas últimas atuações nesse ano foi no time do Vermelhinho, Veteranos de São Lourenço do Oeste, em abril.