Você está em: Notícias»Investimentos em tecnologia e acessibilidade são destaques na primeira sessão do Legislativo

O Legislativo de São Lourenço do Oeste inicia o ano de 2022 com novidades. A adoção de um novo sistema de gestão marca mudanças nas atividades do plenário, como o controle de frequência e as votações por meio eletrônico, com assinatura digital dos vereadores. A transmissão das sessões também passam a contar com o serviço de intérprete de Líbras. As soluções foram apresentadas ao público na sessão ordinária realizada segunda-feira (7). Sistema informatizado do plenário De acordo com a Mesa Diretora, a informatização do plenário pretende reduzir a dependência do papel. Cada vereador fará uso de um notebook por onde fará o registro de presença e voto, e poderá acompanhar as atividades da sessão. Com a nova ferramenta, o volume de papel utilizado nas sessões será reduzido, considerando que as proposições serão assinadas digitalmente e terão encaminhamento via sistema. Entre as mudanças mais visíveis para o público está a forma de votação do plenário, que dispensa a manifestação verbal ou gestual dos vereadores. Na votação aberta, são registrados e apresentados na TV do plenário os votos individuais e as quantidades totais de votos. Já na votação secreta, somente os totais finais. Outra diferença percebida pelo público presente no auditório é a apresentação na íntegra dos documentos que são lidos ou votados na sessão. O investimento na tecnologia iniciou no final de 2021, com a aquisição da TV para o plenário e dos notebooks que serão usados na operação do sistema. O total dos equipamentos teve um custo na casa de R$ 40 mil. O valor do sistema foi de R$ 2,5 mil relativo a instalação do software e o treinamento dos usuários, com mensalidade de R$ 530. Serviço de intérprete de Libras Os investimentos da Câmara de Vereadores também se voltam a acessibilidade. O serviço de intérprete de Libras passa a fazer parte das sessões. Conforme registra a Mesa Diretora, São Lourenço do Oeste possui dezenas de pessoas com deficiência auditiva e sua inclusão em todos os meios de comunicação e serviços públicos devem ser garantidos. “Nesta premissa não se poderia deixar de oferecer a elas a possibilidade de exercer seu direito de acesso à informação e, principalmente, o pleno exercício da cidadania”, considera. Os serviços de interpretação de Libras serão executados por duas profissionais. Os custos seguem a tabela da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils), que é de R$ 144 por hora de serviço.