Você está em: Notícias»Câmara aprova criação de semana municipal voltada ao enfrentamento das doenças de Alzheimer e Parkinson

A Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste aprovou em sessão realizada na terça-feira (16) a proposta de criação da Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores das Doenças de Alzheimer e Parkinson. O projeto de lei (56/2021) é de autoria do vereador Silvian Hentz (PT). De acordo com a proposta, a semana será realizada anualmente referenciada pelo 7 de abril, que é o Dia Mundial da Saúde, e terá por finalidade esclarecer a população quanto a importância de apoio aos portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson, bem como as problemáticas que acometem seus portadores e a divulgação dos sintomas a fim de que cada vez mais se tenha um diagnóstico precoce das doenças. “Segundo o Instituto de Alzheimer do Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas no mundo sofrem com este problema, sendo que um grande percentual dessas pessoas nem sabem que estão doentes. A doença de Parkinson atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo, com estimativas deste número dobrar até o ano de 2040”, observa Hentz. Sobre a data escolhida, o vereador recorda que “o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial, sobre os problemas de saúde pública, das responsabilidades dos governantes em manter políticas que promovam a saúde, além de reforçar, que esta, é um direito de todos”. Para a agenda, a proposta é de várias atividades, que objetivam trazer no âmbito do Município de São Lourenço do Oeste a conscientização e apoio da população aos pacientes das doenças de Alzheimer e Parkinson, bem como aos seus respectivos familiares.