Você está em: Notícias»Museu Lourenciano – Comercindo Pederssetti: novo nome é aprovado pelos vereadores

Criado pelo município de São Lourenço Oeste em 2001, o Museu Comercindo Perderssetti passará a chamar-se Museu Lourenciano - Comercindo Pederssetti. A mudança é prevista em projeto de lei complementar de origem do Executivo Municipal. A matéria foi aprovada pelo Legislativo, em sessão na segunda-feira (26), e enviada para sanção. Conforme o Executivo, a proposta de nova denominação é resultado de uma enquete pública feita no âmbito do Fórum de Implantação do Plano Museológico, realizado no mês agosto. Na discussão do Plenário, a vereadora Marlice Perazoli (MDB) agradeceu a permanência do nome do seu avô materno na denominação do museu. Ela lembrou que o acervo do Município conta com muitas peças de valor histórico, que foram doadas pela família. Passado e futuro O museu iniciou as atividades na antiga casa de madeira da família Pederssetti, que esteve instalada na Praça da Liberdade. Desativado em 2009, com a remoção da casa pelo governo municipal, teve o acervo levado para outros espaços públicos. “O Museu Comercindo Pederssetti esteve fechado por muitos anos. Mas voltou a realizar atividades em 2012, em uma sala junto ao Centro de Eventos, com a realização de exposições itinerantes de curta duração”, explica o gestor, na mensagem do projeto. Propostas de revitalização foram formalizadas em 2019, com a viabilização de recursos pelo Instituto Cultural e a criação do Sistema Municipal de Cultura. Em 2020, o museu foi contemplado pelo Plano Municipal de Cultura de São Lourenço do Oeste, para o decênio 2020-2030. Além da mudança no nome, o projeto aprovado pela Câmara reforça a vinculação do Museu ao Instituto Cultural de São Lourenço. Define como missão do museu “preservar, pesquisar e comunicar os bens culturais, a história e a memória de São Lourenço do Oeste, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania local e regional”. O Museu Lourenciano - Comercindo Pederssetti ficará sediado na Sala de Exposições do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. O espaço deverá ser utilizado exclusivamente para as atividades do museu, até que o mesmo obtenha sede própria.