Você está em: Notícias»Projeto de lei institui o Agosto Laranja em São Lourenço do Oeste

Projeto de lei institui o Agosto Laranja em São Lourenço do Oeste

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores, na segunda-feira (5/10), o projeto de lei que inclui o “Agosto Laranja” no calendário de eventos oficiais de São Lourenço do Oeste. Proposta pelo Executivo, a celebração no mês de agosto será voltada a conscientização e prevenção de deficiências de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. As atividades do "Agosto Laranja" terão por objetivo o desenvolvimento de ações, conteúdos e debates para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para a prevenção de deficiências, bem como a promoção de inclusão social da pessoa com deficiência e o combate ao preconceito e a discriminação. O prefeito explica na mensagem que o projeto de lei foi elaborado em virtude da Indicação 22/2020, de autoria da vereadora em exercício Ledeni Pieta. O mês de agosto foi escolhido para trabalhar o tema considerando a celebração de 30 de agosto, Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla. A intenção é, conforme o gestor, “que os órgãos públicos municipais, em especial, as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social possam desenvolver um trabalho direcionado a prevenção de deficiências, ampliando a abrangência das ações que vem sendo desenvolvidas pelas APAES em todo o estado”. Na discussão do Plenário, vereadores enalteceram a iniciativa. Loreci de Oliveira (PSDB) observou que a associações de cores com os meses trata-se de uma estratégia amplamente adotada que visa chamar atenção da população e promover a conscientização, especialmente para a prevenção de doenças. “Você precisa sair do interior das APAES e você precisa associar secretarias afins, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência Social, mas precisa ir além, precisa trabalhar também com os meios de comunicação, com a imprensa falada, com a imprensa escrita, para que se possa realmente tomar consciência da necessidade da prevenção”, explicou a vereadora. Também defensor da proposta, o vereador Alex Tardetti (MDB) afirmou que é preciso engajamento social. “Não se sai um projeto tão sensível e tão amplo apenas com um projeto de lei ou apenas com uma entidade se envolvendo. É preciso todo mundo. É uma mudança cultural. É a tal da empatia, você se colocar no lugar do outro, você perceber que aquele ser humano precisa da colaboração de todos na sociedade”, alterou o parlamentar.