Você está em: Notícias»Financiamento é autorizado pelo Legislativo

Financiamento é autorizado pelo Legislativo

O Legislativo de São Lourenço do Oeste aprovou projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal. O gestor municipal pretende um financiamento no valor de até R$ 3 milhões, no âmbito do programa FINISA – Ilumina, para a modernização do parque de iluminação pública, com a substituição de lâmpadas e luminárias por luminárias de LED. Na discussão do plenário, segunda-feira (14), a proposição foi defendida pela líder do MDB. A vereadora Vania Baldissera (MDB) esclareceu que o valor pretendido é muito inferior ao limite legal para as operações de crédito pelo Município, de 16% sobre a receita corrente líquida. “R$ 13,1 milhões o Município poderia estar pedindo no exercício, de financiamento, e ele está pedindo R$ 3 milhões”, comparou. Vania também destacou que o investimento resultará em economia para o Município. “Atualmente o município desembolsa R$ 140 mil com a taxa de iluminação pública mais a manutenção, e arrecada R$ 120 mil. Então, há uma diferença de R$ 20 mil entre que o município desembolsa além do que arrecada. O financiamento com a economia, ele vai praticamente se pagar. Você vai ter um pagamento de uma dívida, mas você vai ter uma economia”, concluiu. Conforme prevê o Executivo, a redução no consumo de energia da iluminação pública é estimada em até 60%. “Além disso, as lâmpadas de LED possuem, no mínimo, o dobro da vida útil das lâmpadas com tecnologia convencional, oferecendo reduções importantes nos custos de operação e manutenção, melhor qualidade e uniformidade na iluminação”, considera o gestor.