Você está em: Notícias»Legislativo dá continuidade aos estudos sobre a situação da água no município

Legislativo dá continuidade aos estudos sobre a situação da água no município

Iniciados em 2017, seguem nova etapa os estudos promovidos pela Câmara sobre a situação da água no município, que envolve também o fornecimento de água pela empresa operadora de saneamento Casan. Na tarde de quarta-feira (28), uma equipe formada por colaboradores da Câmara de Vereadores, Epagri e Corpo de Bombeiros Militar, sob a coordenação da vereadora Loreci Smaniotto de Oliveira, se deslocou pelo interior do município, acompanhando o curso dos rios Macaco e Bela Vista, de suas cabeceiras até a estação de tratamento da Casan. “O objetivo desta ação foi realizar um reconhecimento das condições superficiais da água aproveitada no abastecimento, do estado de preservação das nascentes e áreas de proteção permanente, como também do sistema de captação e da estação de tratamento em operação”, explica a vereadora. Em junho de 2017, o Plenário da Câmara aprovou indicação de Loreci pela realização de reuniões entre representantes do Poder Público e do Setor Privado, objetivando medidas legais para a preservação de nascentes, córregos e rios, como também, para a captação de água da chuva no município. Em agosto e outubro daquele ano, a Câmara realizou dois encontros, visando diálogo entre autoridades, servidores públicos, empresários e profissionais da construção. Presente no primeiro encontro, o gerente da Casan, Elias Buffon, fez um parecer sobre os desafios da estatal em São Lourenço do Oeste. Ele alertou para o nível elevadíssimo de assoreamento na barragem, e defendeu melhorias no aproveitamento das águas superficiais, preservando-se a reserva do poço profundo do aquífero Guarani, cuja vida útil é desconhecida. Para Loreci, outro grande objetivo dos estudos em elaboração é fornecer subsídios para tomadas de decisões pelas autoridades competentes. No caso da captação de água, informações que possam nortear os investimentos do Município e da Casan.