Você está em: Notícias»Legislativo lança livro sobre a história de São Lourenço do Oeste

Legislativo lança livro sobre a história de São Lourenço do Oeste

A Câmara de Vereadores realizou na noite de segunda-feira (10) solenidade de lançamento do livro 'São Lourenço do Oeste em Memórias'. No auditório do Poente Hotel, autoridades e os organizadores do livro apresentaram a sociedade resultado de resgate histórico do município. A obra é originada dos catálogos do Acervo de Memórias, trabalho que a secretaria da Câmara desenvolve desde 2008, com a colaboração de historiadores, jornalistas, além outras fontes oficiais e civis. Em 2016, o Legislativo iniciou o processo de compilação dos volumes para a elaboração do livro, tendo como organizadores o secretário executivo da Câmara, Éderson Hermann, a professora universitária Neli Bastezini Kronbauer, e o designer Kalu Moraes Lessa. Walmor Pederssetti, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional e ex-presidente da Câmara, contou que a ideia do livro foi possibilitar aos cidadãos ter em mãos esse registro da história de São Lourenço do Oeste. Conforme o presidente da Câmara, vereador Agustinho Menegatti, o livro será vendido pelo Instituto Cultural São Lourenço a preço de custo, por R$ 45, e os recursos obtidos serão aplicados em atividades voltadas a produção literária. Vários exemplares também foram destinados ao acervo de instituições públicas, bibliotecas e entidades voltadas a educação no município. Convidado na cerimônia, o vereador constitucionalista Lídio Sutili antecipou sobre a obra, da qual assina o prefácio: “A lembrança do que foi Catanduvas, do que foi Bracatinga, do que foi São Lourenço, e do que foi São Lourenço do Oeste em 1958, quando município, até os dias de hoje. Quase 600 páginas refletem a nossa história, a estrutura física e o perfil habitacional, nosso parque industrial, o comércio, os edifícios que sombrearam a nossa cidade, substituindo os pinheirais dos anos 50 e 60”.