Você está em: Notícias»Loreci sugere nome para museu da Comunidade de Lageado Antunes

Loreci sugere nome para museu da Comunidade de Lageado Antunes

A vereadora Loreci de Oliveira (PSDB) apresentou sugestão aos pares pela denominação do Museu da Comunidade de Lageado Antunes, em São Lourenço do Oeste, como “Museu Municipal Helmuth Klöckner”. A indicação foi acolhida pela Câmara de Vereadores na segunda-feira (15), e encaminhada ao Executivo Municipal. De acordo com a vereadora, a sugestão é fruto de um pedido da família de Helmut, antigo proprietário do terreno doado, em permuta, ao Município, onde foi edificada a escola a ser transformada em museu. Trecho da justificação: “Helmuth Klöckner nasceu em 10/10/1917 no município de Montenegro - RS. Casado com Leonila Freitag Klöckner, ele exercia a profissão de comerciante no Estado do Rio Grande do Sul até sua vinda para Santa Catarina na comunidade de Lageado Antunes em 10/10/1953. Fixou residência com sua família como terceiro morador da localidade, desbravando com muita luta e sacrifícios às novas terras como agricultor. Com muito brio e honestidade participou ativamente de todos os progressos e conquistas (foi semente) que a honrosa comunidade de Lageado Antunes hoje representa e reflete na vida dos lourencianos. Helmuth na sua vida pública foi suplente de vereador (1959 a 1963), período em que assumiu a subprefeitura em São Valentim (Presidente Juscelino) nos anos de 1961 e 1962 por indicação do então prefeito José Ebling. Sempre preocupado com o bem-estar das pessoas e a qualidade de vida, acreditava que isso só seria possível através da educação. Desde a sua chegada em Lageado Antunes (1953) ofereceu um espaço em sua casa para servir como escola e atender as crianças da comunidade cujo número aumenta constantemente. No início dos anos 60 (1961 e 1962) permutou uma área de terra inviável ao funcionamento de escola com o Estado de Santa Catarina por outra cuja localização e relevo atendiam aos interesses do estado em construir a tão sonhada escola para a comunidade local. A princípio chamada de ¨Escola Desdobrada Estadual de Lageado Antunes alternando sua nomenclatura diversas vezes em atendimento as legislações vigentes. Helmuth amava Lageado Antunes, tanto que optou em vida que seu corpo repousasse em definitivo na comunidade. Faleceu em 14/02/1992 aos 75 anos. Deixou, entre outros, um legado de amor a Educação e a Cultura a seus 10 filhos, dos quais a maioria é ou foi professora, cuja profissão também é exercida por dezenas de seus netos e bisnetos. Cabe registrar: o envio do Projeto da criação do Museu à Câmara Municipal e a explicação do nobre vereador Dasio Miguel Franz na rádio 12 de Maio em 10/10/2018 coincidem com a data de aniversário de Helmuth, que estaria completando 101 anos, bem como, com a data de sua vinda para Lageado Antunes (65 anos). Outrossim, esclareço que esta indicação, é fruto de um pedido da colega professora, hoje aposentada, Cleusa Agda Klockner Ozelame, 9ª filha do casal, que o fez em nome da família; aproveito para parabenizá-la pela iniciativa e agradecer pelas informações que justificam, de forma consistente, este pedido. Ressalto a gratidão pela homenagem que é justa a um cidadão de bem que teve participação efetiva para que esse Museu hoje possa se tornar realidade. O local que serviu à educação das crianças daquela comunidade e comunidades vizinhas, se perpetuará, por meio da cultura, guardando o legado histórico, de geração em geração, a todos os munícipes lourencianos e visitantes do além fronteiras no Museu Municipal Helmuth Klöckner e não poderia ter melhor local para ser edificado; por enquanto uma ideia, um sonho...mas está regado de amor, dedicação e respeito. Já é possível vislumbrar seu funcionamento.”