Você está em: Notícias»São Lourenço do Oeste terá Programa Executivo Mirim

São Lourenço do Oeste terá Programa Executivo Mirim

A partir de uma reunião havida ainda no mês de novembro de 2017, entre o prefeito Rafael Caleffi, o secretário executivo da Câmara Municipal Éderson Hermann, e o secretário de Educação Alex Tardetti, cujo tema central foi à avaliação de um pedido do Grupo Jovem Vida, entidade civil que desenvolverá uma ação voltada aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, adentrou-se, na conversa, a outras ações positivas voltadas aos jovens, como o Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores, que vem sendo desenvolvido há 09 anos. Na ocasião o prefeito Caleffi levantou a possibilidade de se criar programa semelhante para integrar os jovens à administração pública. Na manhã do último dia 16 de janeiro, a convite do prefeito Caleffi, o secretário executivo Éderson participou de reunião para alinhamento de algumas questões com vistas à criação de um programa para envolver os jovens nas ações públicas. A sugestão de Éderson foi ao sentido de nominar o programa de Executivo Mirim, não se limitando as figuras do prefeito e vice-prefeito mirins, mas todas as áreas que integram a administração pública, ou seja, as secretarias municipais e as autarquias da cultura e do esporte, também. Assim, o programa deverá contemplar 11 vagas, constituindo-se de prefeito e vice-prefeito mirins; secretários mirins e presidentes mirins de autarquias. Para o prefeito Caleffi, este programa proporcionará aos jovens participar ativamente das ações governamentais, conhecendo a estruturas dos diversos órgãos, acompanhamento todas as atividades administrativas e propondo ações. Complementa que a prefeitura, as secretarias e as autarquias estão totalmente abertas a população e isso se ampliará com a participação dos jovens, que contribuirão muito com ideias e projetos para o município. O secretário Éderson enfatizou que já se tem o Parlamento Jovem, desde 2010, sendo muito atuante e referência estadual, estando totalmente solidificado, e que o Programa Executivo Mirim será mais uma grande oportunidade para os adolescentes ampliarem seus conhecimentos, buscarem formação e contribuir com a sociedade. Durante este mês de janeiro serão feitos os devidos estudos e elaboração de projeto de lei, para já em fevereiro ir à apreciação da Câmara de Vereadores, uma vez que a intenção é colocar em prática o programa a partir do mês de março, para que as eleições sejam realizadas no mesmo momento para a Câmara Mirim e o Executivo Mirim, que acontecerão entre os meses de abril e maio.