Você está em: Notícias»Audiência pública discute demanda de energia elétrica no município

Audiência pública discute demanda de energia elétrica no município

A Câmara de São Lourenço do Oeste, em parceria com a Prefeitura e a Celesc, promoveu na noite de terça-feira (7) audiência pública com objetivo de discutir questões relacionadas a energia elétrica no município, em especial na zona rural. A audiência foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Dasio Franz, destacando a iniciativa do Executivo e Legislativo de ouvir e buscar solucionar os problemas de queda de energia e outros problemas que afetam as propriedade rurais do município. Os trabalhos foram conduzidos pelo Conselho de Consumidores da Celesc (Conccel), composto por representantes das principais classes de consumo (residencial, industrial, comercial, rural e público), atualmente sob a presidência do representante da Facisc, Hermann Suesenbach. Durante a audiência, foram ouvidos sindicalistas, produtores rurais, empresários e autoridades. As reclamações se concentraram na ocorrência da quedas de energia, e decorrentes prejuízos à produção agrícola e à indústria. Representantes da estatal, entre eles, o chefe da agência regional Chapecó, Adelcir Luiz de Santi, reconheceram a falta de sincronia entre a distribuição e o consumo de energia no campo, apontando como melhor caminho ao proprietário comunicar à Celesc sobre empreendimentos que possam gerar maior demanda de energia. Por outro lado, o presidente do Conccel ressaltou que a solução reivindicada pela maioria dos agricultores é a transformação das linhas monofásicas em trifásica, para melhor atendimento da tecnologia empregada atualmente no campo. No âmbito do Conselho de Consumidores, as reivindicações recebidas dos setores ouvidos serão repassados para a concessionária Celesc no sentido de buscar solução para os problemas indicados.