Você está em: Notícias»Aprovado aumento de juros em financiamento do Município com a Caixa

Aprovado aumento de juros em financiamento do Município com a Caixa

Em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (16), o Plenário aprovou proposta do Executivo que aumenta o percentual de juros, de 3,62% para 4,60% ao ano, autorizado para contrato de operação de crédito com a Caixa Econômica Federal. O projeto altera a Lei 2371/2017, que prevê o valor de até R$ 5 milhões para pavimentação asfáltica de vias. Conforme o Executivo, a alteração se faz necessária devido a reanálise e nova precificação, pela Caixa Econômica Federal, dentro do programa FINISA Poder Público, em virtude da suspensão das operações de crédito pela Diretoria Executiva da Caixa, em fevereiro de 2018, e após retomada as negociações para concessão de crédito houve esta alteração na taxa para financiamento. O Executivo também justificou a convocação da sessão extraordinária pela proximidade do Período Eleitoral, que impõe aos entes públicos envolvidos no Pleito, vedações em contratar. A matéria recebeu parecer favorável em análise conjunta das comissões de Legislação, Finanças e Obras, reunidas pouco antes do início da sessão. Na discussão do Plenário, a vereadora Marlice Perazoli (PMDB) ressaltou que o valor financiado será investido na cidade, melhorando a infraestrutura de suas ruas, e que o adiantamento no pagamento de parcelas será uma preocupação do atual governo. Em comentário, o presidente da Câmara, vereador Agustinho Menegatti, disse que o valor estabelecido com a Caixa decorreu de tratativa com o Ministério das Cidades, realizada no ano passado, em Brasília, da qual participou, juntamente com o vereador Dasio Fraz e o prefeito municipal Rafael Caleffi. "Quem vai ser beneficiado é o nosso contribuinte e principalmente os bairros, haja vista que já está até mapeado as ruas que vão ser asfaltadas" disse.